segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Plantas medicinais

Desde os primórdios, as plantas são vistas como verdadeiras substâncias utilizadas na eficácia de doenças. Esses medicamentos tão naturais que nem apresentam contra-indicação. O conhecimento é repassado de geração a geração e até hoje se manteve vivo conhecido como o que chamamos de medicina popular onde o homem dá um toque de ciência e torna-a como medicamentos capazes de melhorar nossa saúde e aumentar a duração de vida dos humanos. Essas plantas trazem um poder em sua composição que o ser humano é incapaz de produzir seu princípio ativo. Usado de maneira correto ele garante seu bem-estar. Não querendo desvalorizar os medicamentos produzidos pelo homem, mas, é importante resgatar esse modo de curar infermidades, pois é um modo seguro, barato, simples que pode ser cultivado até mesmo em casa por pessoas de todos os tipos classes,assim podendo também oportunizar aquelas mais precárias. As plantas medicinais são muito útil para curar doenças de animais, substituindo métodos químicos que colocam em risco a vida dos animais e da natureza sem contar os custos. As plantas agem de forma natural sem expor a saúde do animal, por isso agricultores utilizam essa cultura no tratamento dos males que afetam os rebanhos. As plantas podem ser consideradas como uma fonte de vida, que alimentou na antiguidade nossos ancestrais e hoje continua dando benefícios para nossa saúde tanto mental como física. Uma riqueza imensa de extrema importância para a continuidade da existência de seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BABOSA

NOME POPULAR: Babosa, aloés
NOME CIENTÍFICO: Aloe vera
FAMÍLIA: Liliaceae
PARTES USADAS: Folhas e resina
DESCRIÇÃO: Planta de origem africana. Possui folhas grossas, carnosas e suculentas, dispostas em rosetas presas a um caule curto. As flores possuem coloração amarelo-esverdeada, são tubuladas, pendentes em espigas terminais de haste simples. Ao serem cortadas, escoa um líquido viscoso, amarelo e muito amargo.
PREPARO E USOS: Nas queimaduras da pele, o sumo fresco aplicado diretamente. Utilize os pedaços de folhas cortados para tratamento de hemorróidas. Nas contusões, entorses, e dores reumáticas, use a álcoolatura preparada por trituração de 50g das folhas descascada em ½ litro de uma mistura de álcool e água, após coar em pano. Aplique em compressas e massagens nas partes doloridas.

CAPIM SANTO

NOME POPULAR: Capim-santo, capim-limão
NOME CIENTÍFICO: Cymbopogon citratus
FAMÍLIA: Poaceae
PARTES USADAS: Folhas, raízes e óleo
DESCRIÇÃO: planta aromática, cespitosa. Originaria da Europa e plantada nos países tropicais. Possui folhas longas, estreitas, que, ao serem machucadas, exalam um forte odor que lembra o limão. As fores são raras, estéreis e sem sementes. Produz óleo essencial rico em citral.
INDICAÇÕES: Age como sedativo e espasmolítico. O chá das folhas, saboroso e aromático, empregado para o alívio de cólicas uterinas e intestinais, e no tratamento do nervosismo.
PREPARAÇÃO E USOS: Prepare o chá com 5 a 6 folhas frescas em bebidas em1/2 litro de água fervente. Ou coloque de 1 a 3g de folhas secas em uma xícara co água fervente.

ERVA CIDREIRA

NOME POPULAR: Cidreira-de-arbusto, falsa melissa
NOME CIENTÍFICO: Melissa officinales
FAMÍLIA: Lamiaceae
PARTES USADAS: Folhas, flores e ramos
DESCRIÇÃO: Planta pequena, subarbustiva, podendo atingir até 1,5m de altura. É aromática, muito ramificada, com ramos finos, esbranquiçados, arqueados, longos e quebradiços. Suas folhas são inteiras, opostas, ásperas e de bordos cerrados e ápice pontiagudo. As flores têm coloração azul-arroxeada, estando dispostas em inflorescências axilares e capituliformes. Os frutos são drupas globosas e de cor rosa - arroxeada.
INDICAÇÕES: Tem ação calmante, espasmolítica, analgésica, sedativa, ansiolítica, expectorante e mucolítica. Também serve para cólicas uterinas e intestinais.
PREPARAÇÃO E USOS: Faça o chá com 100g de folhas, flores e ramos em ½ litro de água. Deixe ferver. Beba ainda quente, em temperatura ambiente ou gelado de uma a cinco xícaras.

MALVA DO REINO

NOME POPULAR: Malvariço, hortelã de folha grande, malvarisco
NOME CIENTÍFICO: Plectranthus amboinicus
FAMÍLIA: Lamiaceae
PARTES USADAS: Folhas
DESCRIÇÃO: Planta aromática, com folhas simples, alternas, deltóide-ovaladas e bordos denteados. Apresentam nervuras salientes no dorso. São grossas, pilosas e suculentas. As flores, dispostas em longos racemos, são azuladas e claras ou rosadas.
INDICAÇÕES: Age como anti-séptico bucal, demulcente, e balsâmico. Pode ser usado para tosse, rouquidão, e inflamações na boca e garganta. O óleo rico em timol tem ação antimicrobiana. O sumo das folhas pode ser aplicado, por via oral. Para combater problemas ovarianos, uterinos e nos casos de cervicite (ferida no colo do útero).
PREPARACÃO E USOS: Prepare o lambedor ou xarope com cerca de 30 a 40 folhas frescas aquecidas ao fogo com uma proporção de 150 a 200g de açúcar. no caso de tosse, bronquite e inflamações de garganta, beba a dose de 10 a 20ml três vezes ao dia.

MORINGA

NOME POPULAR: Moringa
NOME CIENTÍFICO: Moringa oleifera
FAMÍLIA: Moringaceae
PARTES USADAS: Folhas, flores, frutos e sementes
DESCRIÇÃO: Nativa do Norte da Índia é um arbusto ou árvore de pequeno porte, de crescimento rápido, que alcança 12m de altura. Possui uma copa aberta, em forma de sombrinha e usualmente um único tronco. As flores que emergem em panículas são de cor creme, perfumadas, muito procuradas pelas abelhas. Uma única planta pode produzir de 50 a 70 kg de frutos/ano. É uma das plantas mais úteis para a as regiões semi-áridas.
UTILIZAÇÃO: As folhas são colhidas diariamente para uso em sopas, molhos e saladas. Possuem um alto conteúdo de proteína (27%) e são ricas em vitamina A e C, cálcio, ferro e fósforo. Nas regiões secas, o cultivo da Moringa é vantajoso uma vez que suas folhas podem ser colhidas quando nenhum outro vegetal fresco está disponível. As flores, só devem ser consumidas cozidas, fritas na manteiga ou misturadas a outros alimentos. Os frutos verdes são também muito nutritivos, contendo todos os aminoácidos e são preparados de forma similar às ervilhas verdes, possuindo um sabor próximo ao dos aspargos.
PRODUÇÃO: Destinada à produção de sementes, a primeira colheita acontece entre seis meses e um ano após o plantio. Devidamente podada, a planta produz mais ramos e pode render três colheitas anuais, podendo produzir até três mil kg de sementes por hectare. Em seu grão contém aproximadamente 42% de óleo. Cultivada para a produção de biomassa o seu crescimento é muito rápido e pode render até 600 toneladas por hectare ano, em vários cortes.
PURIFICADOR NATURAL: A moringa tem uma importância fundamental na vida do ser humano, pois é uma grande aliada na luta contra desperdício da água, suas sementes têm o poder de purificar a água tornando-a saudável, limpa e potável para uso doméstico.

SETE DORES

NOME POPULAR: Sete-dores, falso boldo, malva amarga
NOME CIENTÍFICO: Plectranthus barbatus
FAMÍLIA: Lamiaceae
PARTES USADAS: Folhas e ramos
DESCRIÇÃO: Planta subarbustiva, aromática, perene, pouco ramificada, com até 1,5m de altura. Possuem folhas opostas, simples, ovaladas, pilosas, e de bordos denteados. Alcança comprimento de 5 a 8cm aproximadamente, são espessas, suculentas e flexíveis quando sacas.Apresenta sabor muito amargo.As flores são azuis, em inflorescências cimosas e apicais.É originária da Índia.
INDICAÇÕES: É indicada para males do fígado, problemas de digestão, gastrite, dispepsia e azia.
PREPARAÇÕES E USOS: Prepare o chá abafando (infuso) seis folhas frescas em ½ litro de água fervente. Beba uma xícara duas vezes ao dia, por três dias.